Estou no 33º dia P. O. rinoplastia devido a pequena giba óssea. A ponta do nariz estava era uns 90 graus, o médico deu uma arrebitada a meu pedido. E raspou a parte óssea da giba. Tudo isso ficou muito bom, estou feliz. O meu problema é: abaixo do osso nasal, descendo em direção a ponta do nariz, temos cartilagem: a cartilagem nasal com a cartilagem septal. E no comecinho dessa região bem vizinho da parte inferior do osso nasal, eu coloco o DEDO LEVEMENTE e afunda! Fico desesperada.
O afundamento é pequeno, mas é um detalhe que me incomoda muito, PORQUE NÃO POSSO levar uma pequena batida que fica marcado. Fica afundado. E eu fico triste pensando que o médico pode ter exagerado na raspagem e ter afundado muito na cartilagem (SENDO Que EU ACHO Q ERA PRA RASPAR SÓ O OSSO, não sei) enfim, gostaria de saber se isso é normal, se há esperanças que essa região cicatrize e cartilagem para o tecido ficar mais firme e eu nao ficar com o nariz afundado por algumas horas depois de pequenos traumas .Muito obrigada.
Na foto, estou com a região "afundadinha". O "vazio" no espaço da cartilagem é totalmente palpável em relação ao local que tem osso (osso nasal).
Renata, não fique mexendo. Você está em pós -operatório recente e isso pode estragar o resultado. A cicatrização ocorre por 18meses. Não dá pra fazer nada nem ter nenhum parecer por esse tempo. Qualquer dúvida, entre em contato com seu cirurgião. Ele qeem sabe o que fez na cirurgia e pode te ajudar.
Estou no meu segundo reparo de rinoplastia. Já faz quase 7 meses. Tive problema de reabsorção da cartilagem da orelha e por essa razão foi colocada cartilagem costal nessa mais recente. A assimetria de narinas está enorme e frontal e a cartilagem colocada do lado direito não desincha nunca. O que pode ter acontecido? Estou com quase 7 meses de cirurgia.
Olá. O edema e fibrose (inchaço e endurecimento) após procedimentos no nariz podem demorar de 12 a 18 meses para resolverem. Em cirurgias revisionais com maior manipulação de tecidos, como parece ser o seu caso, esse período pode se estender por até 24 meses. No primeiro ano após a cirurgia, assimetrias podem ocorrer, sem que signifique que sejam permanentes.
Por outro lado, a assimetria pode ser decorrente de uma tendência da cartilagem costal se curvar ou mesmo, de um lado estar um pouco mais espesso que o outro.
Sem imagens e sem uma avaliação física presencial é difícil opinar. Nesta fase de isolamento social, o ideal seria você conversar com seu cirurgião, para poder sanar essa dúvida ou mesmo, fazer uma consulta via tele-medicina.
Obrigado
As informações que aparecem em Cirurgia.net em caso algum podem substituir a relação entre o paciente e seu médico. Cirurgia.net não faz qualquer apologia a um tratamento médico específico, um produto comercial ou um determinado serviço.