Realizei uma lipoescultura há 60 dias, e nela fiz enxerto de gordura nos grandes lábios e no glúteo. No lábio esquerdo a gordura formou um nódulo grande (aprox 3,5 cm) palpável, móvel, com textura endurecida como um cisto ou lipoma. Em todos os outros lugares a gordura está normal. Meu cirurgião afirma nunca ter visto esse tipo de problema, é como um "encapsulamento" da gordura.
Tem chance de absorver ainda? Preciso retirar? Esse tipo de problema é comum?
Olá! O cisto de gordura pós injeção em grandes lábios é muitíssimo comum. Dependendo do tamanho, deve ser puncionado e “esvaziado”. Não retorna mais, na grande maioria das vezes.
Boa tarde Rebecca
Acho que a primeira coisa a ser feita é um ultrassom de partes moles para fazer o diagóstico correto. Cirurgicamente, 60 dias é pouco tempo para novos procedimentos.
Assim, para melhor proposta terapêutica, se faz necessário conhecer a causa e aspecto do nódulo, mas ainda que seja um acúmulo localizado de gordura, o tratamento costuma ser bastante tranquilo.
Dr. Kleber Castilho
Olá, é bastante incomum "encapsulamento" de gordura. Pode ter acontecido um acúmulo maior de gordura na região e essa gordura endureceu, mas ela não permanece assim. Com o tempo ela vai se desfazendo. Compressas mornas e drenagens podem ajudar se for esse o caso. Uma ultrassonografia pode ajudar a identificar o problema. Converse com seu cirurgião para informação mais precisa.
As informações que aparecem em Cirurgia.net em caso algum podem substituir a relação entre o paciente e seu médico. Cirurgia.net não faz qualquer apologia a um tratamento médico específico, um produto comercial ou um determinado serviço.