Desde que nasci tenho uma abertura no nariz que foi identificada somente como um "poro excessivamente aberto" por um médico Não-Dermatologista. Quando entrei na puberdade começaram a crescer pelos de dentro dele, os quais sempre arranquei com pinça de sombrancelha. Quando suo bastante acumula-se um sebo branco-amarelado que removo pressionando a pele contra o nariz e para baixo. Já me consultei com dermatologistas e nenhum soube dizer o que isso é ou qual seria o tratamento. Alguém sabe? Já ouviu falar de algo assim?
Bom dia.
Isto é um "Cisto Dermoide Congênito", geralmente aparece na borda inferior do osso nasal na junção com a cartilagem septal. O problema começa a partir do 3° mês de gestação quando uma parte da pele fica aderida à cartilagem subjacente. Glândulas pilosebaceas podem estar presentes com crescimento de pêlos e secreção sebacea.
O trajeto fistuloso é variável, podendo restringir-se a uma simples depressão no septo nasal, como pode ocorrer trajeto fistuloso profundo até o etmóide, esfenóide ou mesmo junto à hipófise.
Uma "tomografia com contraste" é fundamental para avaliar o trajeto fistuloso e planejar o tratamento que é geralmente cirúrgico.
À disposição
Theodore Droubi, Cirurgião Plástico
nestes casos é necessário avaliação presencial. Procure um dermatologista especialista da SBD.
As informações que aparecem em Cirurgia.net em caso algum podem substituir a relação entre o paciente e seu médico. Cirurgia.net não faz qualquer apologia a um tratamento médico específico, um produto comercial ou um determinado serviço.